Fumar afeta a saúde bucal

Adultos fumantes ativos são quatro vezes mais propensos a terem má condição de saúde bucal do que aqueles que nunca fumaram, segundo um relatório publicado pelo Centro Nacional de Estatística em Saúde, parte dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O relatório "Fumo e Saúde Bucal em Adultos com dentes com idade entre 18-64 anos" afirma que os fumantes ativos não apresentam apenas estado de saúde bucal mais insatisfatório e mais problemas de saúde bucal do que ex-fumantes e aqueles que nunca fumaram; eles também são menos propensos a visitar um profissional da saúde bucal.
"As evidências de associação entre o uso de tabaco e doenças bucais foram claramente demonstradas em todos os relatórios do Surgeon General sobre tabaco desde 1964", diz o resumo do relatório.
"O uso de tabaco é um fator de risco para câncer bucal, doença periodontal e cárie dentária, entre outras doenças. Os problemas de saúde bucal podem ser sinais de alerta precoces de outros problemas de saúde, como diabetes, HIV, doença cardíaca ou derrame. A boa saúde bucal é fundamental para a boa saúde geral".
O relatório completo (em inglês) esta disponível online em www.cdc.gov

Comments are closed.

Mande um WhatsApp