Ortodontia

Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares quando estes estão posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na região do pescoço e distúrbios articulares. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, exame clínico, moldes de gesso, fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento ósseo (em crianças).
A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Tipos de aparelhos

Os aparelhos de trinta ou mais anos atrás eram grandes bandas (anéis) de metal enroladas e cimentadas em cada dente (o famoso “sorriso metálico”).
Os aparelhos atuais podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista. Composto por bráquetes, arcos, bandas e ligaduras elásticas, os aparelhos fixos apresentam-se em diversos tamanhos e cores, agradando tanto aos adolescentes quanto aos adultos, que podem contar com bráquetes de Safira, um material translúcido e quase imperceptível, conferindo excelente estética durante sua utilização.

Um aparelho alternativo e de uso mais recente é o sistema Invisalign, que consiste em uma série de alinhadores removíveis usados durante o dia e à noite para ajudar na correção. Os alinhadores podem ser removidos antes da escovação ou do uso do fio dental.